Tudo sobre a região do Anhanduizinho
Campo Grande, terça-feira, 26 de dezembro de 2023.
Secretário Municipal de Saúde garante inauguração da Unidade Básica de Saúde Familiar (UBSF) no Loteamento Granja São Luís, ainda esse ano (Ilustração)
Localizado nas imediações do bairro Aero Rancho, o Loteamento Municipal Granja São Luís 2ª Seção, na região do Anhanduizinho, deverá de acordo com as declarações do secretário municipal de Saúde Marcelo Vilela, ter no transcorrer do ano ora iniciado, uma das cinco Unidades Básicas de saúde da Família (UBSFs), que deverão ser inauguradas. Além dessa novidade que certamente deixará os moradores da localidade felizes, o titular da Pasta anunciou ainda algumas mudanças na área da saúde e entre elas, a mudança no horário de funcionamento que deverá ser estendido em pelo menos três unidades de cada distrito e com tais melhorias, existem as perspectivas de melhoria no atendimento e na qualidade de assistência prestada à população.
Além das cinco Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs), serão inauguradas também quatro Clínicas da Família. Com essas novas unidades de Saúde o secretário municipal de Saúde Marcelo Vilela, pretende ampliar ainda mais a cobertura e expandir os serviços, a fim de desafogar as unidades de urgência e emergência e garantir o acesso à população.
Ano passado, a Capital Sul-mato-grossense teve um saldo de 30% para 60% na cobertura de Estratégia de Saúde da Família (ESF) graças ao planejamento e investimento na Atenção Primária, o que chamou a atenção e teve o reconhecimento da Organização Panamericana de Saúde (OPAS).
“Fortalecendo a Atenção Primária nós estamos promovendo uma mudança de modelo na saúde pública de Campo Grande que hoje é de urgencialização. Oportunizando o acesso e melhorando a qualidade de atendimento com certeza teremos um reflexo positivo imediato e um ganho significativo a médio e longo prazo”, garantiu o Secretário.
NOVAS UNIDADES
Além da conclusão e inauguração da Unidade Básica de Saúde Familiar (UBSF), no Loteamento Municipal Granja São Luís = 2ª Seção, no bairro Aero Rancho, estão previstos ainda dentro do planejamento de expansão de outras unidades e entre elas, nos bairros: Zé Pereira, Cristo Redentor, Arnaldo Estevão de Figueiredo e Jardim Presidente.
“Isso faz parte desse planejamento que vem sendo construído desde o ano passado. Além de concluir as obras de construção de unidades que estavam paradas desde 2012, nós tivemos a preocupação de melhorar a estruturas das já existentes para garantir mais comodidade ao paciente e também ao servidor”, comenta Vilela.
REFORMAS
Além de anunciar a inauguração da UBSF do Loteamento Municipal Granja São Luís 2ª Seção, no bairro Aero Rancho, o secretário municipal de Saúde Marcelo Vilela, adiantou ainda que para o próximo ano, já estão previstas e agendadas, as reformas em outras unidades localizadas no bairros que formam a região do Anhanduizinho e entre elas, a existente no Conjunto Iracy Coelho Neto e Conjunto Habitacional Universitárias I e II (COHAB)., ambas no bairro Centenário e Aero Rancho.
Clínica da Família
Conforme o secretário, em 2019 quatro regiões de Campo Grande devem ser unidades certificadas como Clínica da Família. O processo de transformação de adequação de fluxo de trabalho, a exemplo do que aconteceu na UBSF Nova Lima, onde hoje funciona a primeira Clínica da Família, já foi iniciado na UBSF Portal Caiobá e a previsão é de que até o fim de janeiro a unidade se torne uma Clínica da Família.
“Dentro do nosso planejamento nós iremos entregar as quatro clínicas em 2019 e até 2020 as sete regiões urbanas de Campo Grande terão uma unidade modelo”, diz.
Horário estendido
Três unidades de saúde de cada distrito, mais a UBS 26 de Agosto (Central) passarão a funcionar com horário estendido das 07h às 19h ininterruptamente. Está previsto ainda a realização de concurso público para contratação de pessoal na área da saúde com 500 a 800 vagas somente para médicos.
0 Comentários
Os comentários estão fechados.